Quando, há dez anos, o Primavera Sound chegou a Portugal, importado de Barcelona, ​​apresentava-se com uma identidade bem definida. Um festival com um cartaz different, menos obediente ao circuito επικρατούσα τάση como denominador comum para chegar a muita gente, espaço certo para descobertas e reencontros de um universo mais indie – pop, rock, passando pelo hip-hop και ως eletrónicas. Como grande trunfo, o Primavera Sound no Porto tinha o Parque da Cidade, cheio de relvados e recantos, que parecia desenhado, desde semper, para receber um festival assim. Em 2012, a lotação máxima de cada dia aproximava-se das 20 mil entradas, e ssa limitação era apresentada as a mais-valia para a boa fruição de um festival que, nas palavras de João Paulo Feliciano laçoopasenta, “ minimalista”, se focava “na experiência de as pessoas estarem a ver e ouvir música.” 

Dez anos depois, com uma paragem forced em 2020 e 2021, é com visível excitement que organizadores, público e artists voltam ao Parque. As premissas mantêm-se, mas só o facto de o Festival ter recebido, em 2022, mais de 30 mil pessoas por dia (ao todo, nos três dias houve cerca de cem mil entradas), sem que o desenho do espaço se tenha alterado muito, faz mudar a experiência de todos. A qualidade de um cartaz que gosta de arriscar em nomes menos óbvios nos vários palcos συνέχισε ένα ser clara, mas o NOS Primavera Sound parecia também, mais do que nunca antes, um festival de famílias e de gente que ali vai pelaên eex não tanto pelo ενδιαφέρει τα κοντσέρτα μας. αντέτεινε η Νάντα. Mas em vários στιγμές aglomeração de tanta gente foi motivo de algumas queixas (όπως για παράδειγμα na saída por um portão estranhamente exíguo e no sistema de transports pós-festival). 

E quanto à música; Há belos momentos para recordar, alguns com potencial de se tornarem especialmente memoráveis ​​'ao longo dos anos para muita gente. Já se sabe que nisto dos festivais com muitos palcos, cada festivaleiro tem, no fim, uma história diferente para contar. Είναι μια ιστορία faz-se tanto do que se viu como do que não se conseguiu ver… Essa frustração, por vezes, surge logo no momento em que se estuda a programação. Um παράδειγμα, entre muitos: este ano, muitos dos que estavam a ver o κονσέρτο του Nick Cave, na quinta-feira, 9, gostariam certamente de ver também os londrinos Black Midi, que atuavam à mesma hora. Συμπεριλάβετε την ομάδα μου. Tinha mesmo decidido abandonar o palco principal antes do fim do κονσέρτο, mas virar ως costas a Mr Cave e Warren Ellis tornou-se uma missão impossível. Depois de uma corrida consegui ver/open 40 segundos de Black Midi. E foram excelentes 40 segundos, diga-se, com direito a uma explosão final. 

Em cada um dos três dias do NOS Primavera Sound houve mais de 30 mil entradas no Parque da Cidade

Νικ Κέιβ. Em nove edições do Primavera Sound no Porto esteve presente em três. Nas redes sociais, muitos não resistiram à piada: Nick Cave tornou-se na Ivete Sangalo do Primavera (ένα brasileira está παρουσιάζεται ως edições do Rock στο Rio em Lisboa). Mas esse estatuto, neste festival, pertence aos Shellac (já lá vamos). Nick Cave tornou-se, isso sim, no sacerdote, pregador, da sua própria religião. Foi angariando novos crentes nos últimos anos e, como tantas vezes acontece no mundo da música δημοφιλή, alguns fiéis mais antigos, vindos das profundezas do século passado, não gostaram lá muito de ver o seu (αντι-προτιμώ… Hoje, aos 64 anos, Nick Cave é amor e empatia. Exorciza as trevas, a tristeza ea transgressão em cerimónias que transbordam de energia empática (o abraço sorridente ao cúmplice Warren Ellis foi um bom exemplo dessa celebração). Dir-se-ia que Nick Cave specified de tocar, κυριολεκτικά, no seu público para sobreviver (όπως mãos que se erguem na sua direção são exatamente o contrário do que era a kryptonite para o Super-Homem). Já em 2018, debaixo de chuva, tinha sido assim. Quem o vê agora pela primeira vez em muitos anos fica rendido à sua prédica; quem o tem acompanhado προσπαθεί να αντιληφθεί το quanto do que vê é genuíno ou presentação, depois das repetições da cerimónia em tantas noites. Accreditamos que Nick Cave está ali, totallymente, εκπρόσωπος-se e mostrando que é, com os seus Bad Seeds, um dos grandes músicos da atualidade a encher os palcos com uma idiossincrasia e uma mundividência o seus cafe, temminito nas últimas τέσσερις δεκαετίες. Ανοιξε Από αυτήν στην Αιωνιότητα, του 1984, Tupelo, Το τραγούδι του πλοίου ou Το Mercy Seat ao vivo é semper uma emoção. Ως novas canções, dos álbuns Skeleton Tree, Ghosteen ou Σφαγή mostram um artista que se reusa a desistir, reinventando-sem sem perder um pingo de identidade e autenticidade. Resumindo: impossível virar-lhe costas. Ο Nick Cave θα υποχωρήσει στην Πορτογαλία já em setembro, no novíssimo festival Meo Kalorama, em Lisboa. 

No palco principal seguiu-se o psicadelismo semper eficaz de Tame Impala (ou a visão do futuro com sabor a pasado que Kevin Parker teve um dia na sua remota cidade australiana, Perth). Impossível não reparar no poderoso e hipnotizante círculo de luzes e cores que encimava o palco, como saído de um filme de ficção científica. Ainda assim, sentimos que a ordem de australianos em palco estava trocada: Tame Impala, com as suas reverberações etéreas, funcionaria na perfeição no crepúsculo do Parque da Cidade, com o dia a fazer-se Cirravence noite, e do primeiro dia do festival. Το Uma coisa é certa: μια μουσική του Tame Impala παρέχοντας μια ιδέα για το "festival de verão". 

No dia seguinte, στις 20:10 μ.μ., os norte-americanos Shellac sobem ao mais belo palco do Festival, rodeado de árvores por quase os lados, para mostrar que, mesmo depois duma pandema, há coisas que não mudam. Το Estiveram semper παρουσιάζει το na edição do Porto do Primavera Sound. Mas… οι εποχές που αλλάζουν? O palco que um dia teve o poético e velvetiano nome All Tomorrow's Parties chama-se agora Binance – tive que ir pesquisar: é uma “corretora de criptomoedas, sendo a plataforma com maior volume monial diário de negociaçãedo de criptomoedas de”. Não deixou de ser ironic ver Steve Albini, vocalista dos Shellac (entre muitas outras coisas), fazer uma longa dedicatória duma canção aos “ξύστρες του Σικάγο», ένα είδος αστικών αναψυκτικών που είναι αυτάρκεις από το dos desperdícios that outros vão deixando pela cidade… Salva de palmas. Sobre a sua cabeça, em cima do palco, o logotipo da Binance. Bem-vindos às contradições do capitalismo avançado do século XXI, ao som de um rock honoro, direto e semper poderoso. 

Para muitos, esse era o dia em que um nervosinho ia crescendo, com a premte da estreia dos Pavement, tantos anos depois, num palco português. Antes, ainda houve tempo, no palco Cupra, para perceber que o miúdo ruivo inglês King Krule está a envelhecer muito bem (só tem 27 anos, mas já anda nisto desde antes dos dos 20…) com as suas canções estilodas sotaque) muito seu, tão devedor do rock, como do pós-punk ή do hip-hop. Nem specificsava de exibir o seu cãozinho («Digam olá ao Marino!») em photos no fundo do palco para conquistar o público. 

No palco maior (o NOS), antes de Pavement, Beck teve tempo e espaço para brilhar. Imaginamo-lo um eterno miúdo, mas quando o víamos, nos ecrãs, em grande plano, não podíamos deixar de reparar nas rugas na testa. “Parece uma mistura do Elton John e do Slimmy…”, disse alguém ao nosso lado. Ο Beck tem excelentes canções para fazer a festa num festival de verão (ως melhores e mais conhecidas deixou-as para o fim: Λίγο e Πού είναι) αλλά pareceu-nos que algumas não estão a envelhecer especialmente bem. Em vez de ir conquistando o público, Beck, com uma pequena banda lá atrás, em segundíssimo plano, agiu, correndo e rodopiando, como se todos já estivessem aos seus pés desde início – mas nãmãoçãoit para dos festivaleiros acabaram por ser recebidas com alguma frieza. Nota positiva, ainda assim, mas ficámos a pensar que lugar na História do pop rock estará reservado para o músico californiano, agora com 52 anos. 

A presença dos norte-americanos Pavement como cabeças de cartaz numa sexta à noite é a prova de que o NOS Primavera Sound συνέχισε ένα ser um festival diferente dos outros. Não arriscamos muito se dissermos que uma boa maioria das trinta e tal mil pessoas que circulavam nesse dia pelo recinto do festival não sabiam lá muito bem quem eram os Pavement. Mas havia uma minoria, não tão minoritária assim, que ali estava só por causa desse κονσέρτο (e isso viu-se nas caras e nas vozes a acompanharem muitas letras do princípio ao fim). E quem são os Pavement; Um nome que se foi impondo discreetamente no indie rock americano dos anos 90, de la costa oeste, assente em boas canções, guitarras sobrepostas com distorção qb ea voz e letras de Stephen Malkmus. O suficiente para conquistar, por todo o mundo, fãs indefectíveis, que só fizeram aumentar o culto quando a banda decidiu terminar em 1999, sem deixar perceber aquilo em que se poderia tornar no século XXI. Depois de um breve regresso em 2010, 2022 marca a segunda reunião dos Pavement, que optaram por reparecer trazendo simplemente as suas “velhas” canções para o palco, sem acrescentos ou novidades. Para alguns, reconhecendo cada canção, foi um momento histórico, intenso e inesquecível; para outros, um bom κονσέρτο de uma velha banda rock que (ainda) sabe muito bem como se faz; para muitos outros, um concerto aborrecido e arrastado em que nenhuma canção, vinda do final do século passado, parecia primar pela originalidade. 

A mudança rápida do palco maior para o Binance, onde, a partir das duas da manhã, atuava Chico da Tina, não podia ser mais radical. Ο trapstar do Minho é uma figura pouco συναινετικό mas decididamente contemporânea. Em palco há muita gente, semper em movimento, mas não se vislumbram músicos, além de um DJ que vai disparando, quase semper a pedido de Chico, o suporte musical. Quando lá chegamos, Chico da Tina discourse sobre a qualidade do vinho que levou para ali e que alguns dos seus cúmplices/amigos distribuem, copo a copo, na fila da frente, com garrafões. Há ambiente de festa, muita conversa da personagem (com uma referência – irónica? – às criptomoedas e muitos agradecimentos aos fãs). Αλλά uma vez, Chico da Tina exibe, ao pescoço, o seu pequeno quadro του Pedro Alexandrino (1729-1810) και vai pegando na κονσέρτινα que lhe dá nome (mas que usa cada vez menos). A attitude eo talento («Como eu é εξαντληθεί, tenho talento, nunca foi sort…”, canta) com as palavras estão lá mas falta-lhe, talvez, nesta fase, um salto em frente, com mais música em palco (e que se aproxime mais do que se uve nos discos) , φαίνεται να χάνεις τη διάσταση της γιορτής της εφηβείας και της χρωματικής λάμψης à beira de descambar… Quem é o verdadeiro Chico da Tina, onde começa e acaba a personagem, συνέχισε ένα ser um mistério. No dia seguinte, outra figura icónica (e irónica) da região do norte do País, David Bruno, brilharia no palco Super Bock. De algum modo, estavam os owe a jogar em casa eo Primavera era o sítio certo para contarem as suas histórias. 

Uma banda que parece talhada para criar bom ambiente em festivais de verão dá pelo nome de Khruangbin. Difícil de compreender que tenha sido colocada no único palco com alcatrão à frente (o Cupra), quando a música descontraída, cool, ora dolente, ora festiva, com referências a sonoridades de latitudes muito diversamo diversas, e até as flores na cabeça tão típicas deste festival. 

Little Simz, um dos concerto da edição de 2022 do NOS Primavera Sound que vai ficar na memória

Foi ness mesmo palco que, pouco depois, aconteceu um dos momentos altos da edição de 2022 do NOS Primavera Sound: a estreia em palcos πορτογαλέζος ράπερ britânica Little Simz. Μερικές φορές μπορεί να είμαι εσωστρεφής estava praticamente em todas as listas de melhores álbuns de 2021 (em muitos casos em primeiro lugar). A transposição da energia dos discos para os palcos é perfeita, com a banda musculada de excelentes músicos aservem as palavras de Simbi (diminutivo da música e, tambem, acrónimo do título do tal álbum de). Aos 2021 anos, Little Simz mostra ter total controlo sobre os timings e ritmos do seu espetáculo, sabe comunicar com o público e conquistá-lo e parece ter nascido para disparar palavras certeiras, ora num “rapanço” rápido espetáculo ηρέμησε. Ο Saímos Dali com vade de a reencontrarmos e com o feeling de que este foi o primeiro de muitos concertos στην Πορτογαλία.  

A noite triunfal από τον Damon Albarn, com os Gorillaz, começou com este “Olá” στο multidão

Mal sabíamos que o reencontro aconteceria ainda nessa mesma noite… Little Simz trust uma convidada surpresa da grande festa montada por Damon Albarn, em nome dos Gorillaz, για ένα πρόγραμμα που θα κάνει palco maior do Festival. Também Beck irrompeu pelo palco para διερμηνέα Η κοιλάδα των ειδωλολατρών. Dificilmente o NOS Primavera Sound poderia acabar melhor. Houve uma altura em que os κοντσέρτα του Gorillaz foram anunciados (e concretizados) como um prodígio tecnológico, com ολογράμματα dos bonecos que compõem a banda (2D, Noodle, Russel Hobbs και Murdoc Niccals) em palmscodi. Em boa hora, o criador dos Gorillaz (e já lá vão quase 25 anos…) optou por fazer destes κοντσέρτα uma espécie de Damon Albarn e amigos, com uma super-banda em palco. As figurinhas coloridas de duas dimensões também estão, muitas vezes, παρουσιάζει nos ecrãs e no fundo do palco, mas o que fica é a memória de uma grande máquina, bem Afinada, de música (quase sempre sempre ãxáito) κλασικά, όπως Feel Good Inc (ερμηνεύεται από τον Kevin Mercer, dos De La Soul, que conseguiu arrancar uns poderosos “ah, ah ah, ah!” do público), Κλιντ Ίστγουντ ou Παιδιά με όπλα. Damon Albarn que, em 2013, já tinha pisado aquele palco com os Blur, parecia feliz. E nada como um (bom) músico feliz para contagiar a plateia. Nem o azar final (corte total de som nos últimos acordes, antes das despedidas) manchou minimamente uma atuação triunfal para um mar de gente. 

 Para a história do que não vi fica, sobretudo, um nome: Στεγνό καθάρισμα. Assim, só posso imaginar que o κοντσέρτο foi ainda melhor do que terá sido, e espero encontrá-los, em breve, noutros palcos. Como os mais experimentes saberão, também é de desencontros que se faz a vertiginosa história dos festivais de verão.